Aqui chegamos

Chegamos aqui

Aqui estamos

Estamos aí

Já que chegamos

E estamos aqui

Chega chegando junto se aproxegue todo mundo agora tudo junto misturado mostra a cara o corpo a voz abre o peito e a gaveta que apesar dos pesares e apesar dos perigos cá estamos vivos nós ao vivo nós aos vivos aqui vivemos somos somente sementes somadas somamos cada passo pessoa desta dança andança mudança nesse mundo mundano mudamos passo a passo todo o tempo o tempo todo dia a dia seguimos não segmentamos unimos e dispersamos fazendo história de estórias multifestejando fazendo festas manifestamos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Páginas de uma história musical


A caravana cearense no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, quando das gravações do disco duplo, em 1979 FOTOS: ACERVO GENTIL BARREIRA







Lúcio Ricardo, Teti, Rodger Rogério e Luiz Miguel Caldas, na CBS: a música cearense nos estúdios de uma multinacional




Publicado após dois anos de pesquisas, o livro "Massafeira Livre - 30 Anos", que será lançado amanhã no Theatro José de Alencar, registra em textos e fotos inéditas o grande encontro da música cearense.
Gestado num período de dois anos, o livro "Massafeira Livre - 30 Anos - Som Imagem Movimento Gente" terá seu lançamento marcado por 12 horas de atividades culturais no Theatro José de Alencar, a partir das 18h de amanhã. O cantor e compositor Ednardo, responsável pela coordenação do projeto, fez uma triagem e escolha, consulta e seleção de textos, fotografias, cartazes e ilustrações. Somente das fotos, foram mais de 500 negativos, além de captura de imagens dos filmes do Massafeira, em 1979, e do show de lançamento do disco, em 1980, em restauração de registros feitos em super 8 por Rosemberg Cariry.

"Foi uma verdadeira pesquisa de garimpagem. A escolha foi muito criteriosa, tanto de grafismos quanto de textos. Além de artistas que participaram da Massafeira, há contribuições de outras pessoas que não estiveram ligadas diretamente ao movimento, como o professor e escritor Gilmar de Carvalho; Ruy Vasconcelos, que é cineasta e compositor, e um da geração mais nova, o professor Michel Platini, que fez uma celebração da Massafeira na UECE", contabiliza.

Ainda no campo acadêmico, Ednardo também selecionou um trabalho científico exclusivamente focado no movimento: a monografia universitária "O Pessoal do Ceará e a Massafeira", da então estudante Vanderly Campos de Oliveira, do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia da UFC, defendida em 2000, sob a orientação de Gilmar de Carvalho.

O livro está ilustrado com desenhos gráficos de Brandão, Fausto Nilo e Ednardo. Também traz reverberações do movimento na mídia local e nacional. "Apesar de o espaço da imprensa local na época do acontecimento ter sido quase nulo, ao longo do tempo as pessoas foram valorizando o movimento", destaca. "Incluímos também no livro matérias de jornais e textos das comemorações dos 20 e 30 anos da Massafeira, este último no ano passado, no show na Praça do Ferreira ".

Canto de liberdade

Remanescente do Pessoal do Ceará e da Massafeira, Rodger Rogério, que também subirá ao palco na festa de amanhã no TJA, lembra com afetividade alguns momentos. "Quando, através da Tânia Araújo, fiquei sabendo da Massafeira, participei de algumas reuniões, mas não imaginava no que o evento se tornaria. A música, a alegria de um canto de liberdade explodia em pleno palco do Theatro José de Alencar", recorda Rodger. "Já no Rio de Janeiro, na gravação do disco, ficava a maior parte do tempo no estúdio da CBS. Lembro de dezenas de músicos, instrumentistas, cantores e compositores que pela primeira vez entravam em um estúdio de gravação. Tudo era carregado de muita emoção. Não tive muito tempo para curtir, não participei da boemia, mas foi tudo muito bom para mim".

No disco duplo "Massafeira", Rodger Rogério fez a coordenação musical, ao lado de Stélio Valle e Petrúcio Maia. "Trabalhar com gravação é uma das atividades mais prazerosas para mim, de forma que foi um bom presente que recebi. Petrúcio e o Stélio completavam as tarefas", conta Rodger, destacando especialmente a música "Último Raio de Sol", de sua autoria, que ainda não tinha letra e foi solada em vocalise por Teti e Ednardo. Mais tarde, a melodia ganharia letra de Fausto Nilo.

Rodger lamenta que o lançamento do álbum duplo, em 1980, não tenha tido repercussão à altura do evento. "Problemas internos na fábrica da CBS impediram um lançamento que tão importante registro mereceria. Mas, pelo que representou para os jovens da cidade naquele momento e pela repercussão alcançada em outras capitais, com o passar do tempo, a Massafeira foi se revestindo de importância histórica.

"Outra participante da Massafeira e dos eventos que a ela se seguiram é a cantora Teti, que ressalta a presença dos jovens músicos de Fortaleza. "A juventude daquele tempo se uniu conosco do Pessoal do Ceará para também mostrar suas composições. Foi o pontapé inicial em todas as áreas da arte que divulgou nossa rica música para o Brasil inteiro até hoje. O disco não vingou muito por conta da burocracia da gravadora, mas alavancou a carreira de todos".

TEXTOS A Massafeira Livre em múltiplos olhares

O livro "Massafeira Livre - 30 Anos" reúne textos de 17 autores. Entre eles, os organizadores do evento original, Ednardo e Augusto Pontes, e os compositores Brandão, Fausto Nilo, Mona Gadelha, Calé Alencar, Rodger Rogério, Graco Sílvio Braz e Ruy Vasconcelos. Mas há contribuições de outros nomes da cultura cearense, como os professores e pesquisadores Gilmar de Carvalho e Pedro Rogério (filho de Rodger) e o cineasta Rosemberg Cariry.

Em seu texto, Gilmar de Carvalho destaca aspectos estéticos e contextuais do grande encontro de artistas cearenses em 1979, ressaltando o intercâmbio entre músicos já então nacionalmente consagrados e nomes que despontavam em começo de carreira, no cenário local. "A Massafeira pode ser pensada como uma epifania na linguagem da composição popular cearense. Foi um instante de luz, uma centelha de iluminação mostrando um possível diálogo entre famosos e novíssimos, entre os estabelecidos e os que sonhavam em emplacar um sucesso ou deixar sua marca (...)O fato de a Massafeira ter sido proposta por Ednardo e Augusto Pontes mostra que eles queriam evitar esse desgaste e conseguiram, até certo ponto, atingir esse intento. A grande importância da Massafeira vem de seu caráter coletivo e plural. (...) A diversidade das propostas e a embricação dos cantos levam a um momento único. O que os une é a necessidade de cantar como interferência estética e política".

MEMÓRIA

"Não imaginava o que o evento se tornaria. Tudo era carregado de muita emoção"

RODGER ROGÉRIO
Cantor e compositor

"A juventude daquele tempo se uniu conosco para mostrar suas composições"

TETI Cantora

NELSON AUGUSTO Repórter

1 comentários:

Aline Cristine disse...

Gostaria de saber sobre a referencia bibliografica do trabalho monografico de Vanderly Campos de Oliveira, que escreveu também sobre o Mssafeira, não encontrei a referencia completa no site do Ednardo, alguem poderia me ajudar!
Muito obrigada em nome da pesquisa na area da historia cultural no Ceará!

Postar um comentário

somos todos juntos

ManiFesta! Festival das Artes
é uma ocupação artística que acon-tecerá dia 18 de setembro no Theatro José de Alencar, numa virada cultural de 18h as 6h da matina! Vamos ocupar cada espaço do Theatro com nossa arte atemporal multitudo. Sons misturados com corpos dançantes, imagens em ação, muito movimento e línguas soltas no verso da palavra. O evento é coletivo. A força é gerada por cada indivíduo e somada ao todo. É todomundojuntomisturado, em muitas festas!
Ver meu perfil completo

Livro/CD Massafeira

Locais de venda do Livro e CD Massafeira 30 anos :


Fortaleza:


CD Music

contato (85) 32249295


Disco Mania

contato (85) 32214022


Discos Raros
http://musicadoceara.blogspot.com/2009/08/discos-raros-loja-do-carlinhos.html


Desafinado

contato (85) 32243853


Livraria Cultura

www.livrariacultura.com.br


Livraria Lua Nova

contato (85) 3214-5488


Oboé

contato (85) 3264-4570


Livraria Acadêmica

contato ( 85 ) 34334517


Livraria Nobel

Shopping Aldeota

contato ( 85 ) 34580404


Livraria Nobel

Shopping Via Sul

www.livrarianobel.com.br

contato (85) 32781314


Livraria Arte & Ciência

www.laec.com.br/loja

contato (85) 32145223


Editora Vozes

contato (85) 3221-4238


Bom Tom

contato (85)


Rio de Janeiro :


Modern Sound

http://www.modernsound.com.br/default2.asp



Salvador, Bahia



Perola Negra CD´s Raros e Livros

www.perolanegracd.com.br

contato (71) 3336 6997

Inscreva-se!

baixe
>> aqui <<

a sua ficha!

dúvida ou idéia
escreva para:
manifestafestival@gmail.com

Siga @ManiFesta_CE

Tecnologia do Blogger.

Amigos

Minha lista de blogs

Visitas