Aqui chegamos

Chegamos aqui

Aqui estamos

Estamos aí

Já que chegamos

E estamos aqui

Chega chegando junto se aproxegue todo mundo agora tudo junto misturado mostra a cara o corpo a voz abre o peito e a gaveta que apesar dos pesares e apesar dos perigos cá estamos vivos nós ao vivo nós aos vivos aqui vivemos somos somente sementes somadas somamos cada passo pessoa desta dança andança mudança nesse mundo mundano mudamos passo a passo todo o tempo o tempo todo dia a dia seguimos não segmentamos unimos e dispersamos fazendo história de estórias multifestejando fazendo festas manifestamos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Matéria - Diário do Nordeste

Foto da matéria
Clique para Ampliar
A Massafeira reuniu, de 15 a 18 de março de 1979, artistas cearenses de diversas linguagens no TJA
FOTO: ACERVO GENTIL BARREIRA
Clique para Ampliar
15/9/2010
Trinta anos depois de seu lançamento, o disco "Massafeira" ganha reedição em CD, encartado num livro coletivo sobre o antológico encontro de artistas cearenses. O material será lançado sábado, com 12 horas de atividades culturais no mesmo Theatro José de Alencar que recebeu o evento original. Até lá, o Caderno 3 recorda, em uma série de matérias, histórias do encontro que em 1979 uniu som, imagem, movimento, gente
Depois das diversas comemorações e homenagens aos 30 anos do show Massafeira Livre que aconteceram em março passado, será finalmente lançado oficialmente o álbum duplo Massafeira em CD remasterizado. A nova edição do disco, um dos registros mais importantes da música cearense, vem encartado no Livro "Massafeira 30 Anos - Som Imagem Movimento Gente". O lançamento será marcado por um evento multimídia, reunindo também artistas do coletivo ManiFesta, no sábado, 18 de setembro, a partir das 18 h, em várias dependências do Theatro José de Alencar. Com entrada franca, todos os espaços do TJA serão ocupados por artistas da música, dança, literatura, teatro, intervenções, teatro, cinema e vídeo e exposições de fotografias, quadros e esculturas.

No palco principal, acontecerá um encontro de gerações musicais em que se apresentarão Ednardo, Rodger Rogério, Calé Alencar, Lúcio Ricardo, Chico Pio, Régis e Rogério, alguns dos remanescentes do Massafeira Livre, e artistas que se destacam na atual cena musical cearense, como Vitoriano, Daniel Medina, Breculê, Jonathan Doll, Coletivo Bora! e Renegados, para citar alguns. A programação começa ao final da tarde, e, se estendendo até 6 da manhã de domingo.

Imagens inéditas filmadas durante a Massafeira Livre em 1979, em negativo 16mm, serão exibidas durante o evento. Com a intenção de dar continuidade ao documentário, será realizado durante a noite um filme coletivo ao vivo, em que o público poderá colaborar levando suas filmadoras, máquinas fotográficas e até câmeras de celular, para captar imagens durante a realização do evento.

Livro

Reunindo textos de diversos autores, como Calé Alencar, Rosemberg Cariry, Brandão, Mona Gadelha, Ruy Vasconcelos, Michel Platini, Gilmar de Carvalho, Henilton Menezes, Eleuda de Carvalho e Fausto Nilo, o livro foi organizado pelo cantor e compositor Ednardo, que também contribuiu com um texto. A publicação conta com muitas imagens inéditas, fotos registradas por Gentil Barreira, ilustrações assinadas por Brandão, fotogramas do filme realizado por Ednardo durante a Massafeira, imagens de Rosemberg Cariry, além de trabalhos de vários outros artistas.

A oportunidade de avaliar a importância do resgate e da permanência da Massafeira até os dias de hoje vem abrir espaço para a discussão sobre as políticas culturais e a movimentação artística local, propondo a criação de novos projetos que proporcionem um funcionamento mais efetivo de toda a cadeia produtiva das artes no Ceará. Esse esforço já possibilitou a criação de grupos como a ACR, Associação Cultural Cearense do Rock (1998); Acemus, Associação Cearense dos Músicos (1997); Clube Caiubi de Compositores (1998); Bora! Ceará Autoral Criativo (março de 2010) e, mais recentemente, ManiFesta.

Para Ednardo, o lançamento do pacote Massafeira Livre em livro e CD representa a realização de um sonho. "Além do registro de todo esse material iconográfico e em áudio, inclusive vai ser exibido sábado um filme inédito gravado na Massafeira. Creio que vai dar um gás para essas novas gerações que vieram de trinta anos para cá, como um parâmetro de empolgação e que assim eles reconheçam que podemos repetir isso coletivamente outras vezes".

Sobre esse intercâmbio com o novíssimo Pessoal do Ceará, Ednardo acredita que é importante que os artistas de sua geração se envolvam musicalmente com os atuais e trabalhem juntos também nos palcos. "Creio que os integrantes do ManiFesta vão dar uma gigantesca contribuição ao evento, com o mesmo entusiasmo que ocorreu na Massafeira", aposta o compositor. "É uma nova galera que está surgindo e pode dar continuidade ao espírito da Massafeira, essa energia de estoque que o sol tem para se pôr e nascer no dia seguinte", filosofou o autor de "Terral" e "Pavão Mysteriozo".

Fique por dentro
A Massafeira Livre

Em março de 1979, o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, abriu suas portas durante quatro dias para mais de 400 artistas, entre músicos, poetas, atores, dançarinos, artistas plásticos, fotógrafos e cineastas, engajados em apresentar suas manifestações artísticas autorais. Foi a Massafeira Livre, um movimento cultural coletivo, que envolveu um grande público e revolucionou o conceito das apresentações tradicionais no Ceará, estendendo o evento por mais de 6 horas em cada dia.

Como a música teve um destaque especial, o movimento gerou um disco duplo que em 1980 lançou grandes nomes da cultura cearense e deixou marcada na história a determinação desses jovens artistas. Na época, já eram destaques nacionais e cantam no disco intérpretes e compositores como Ednardo, Belchior, Fagner, Rodger Rogério, Teti e Petrúcio Maia. O álbum duplo também tinha as vozes dos então novatos Lúcio Ricardo, Ângela Linhares, Chico Pio, Ana Fonteles, Régis & Rogério, Tânia Cabral, Calé Alencar, Mona Gadelha, Pachelly Jamacaru, Ferreirinha (hoje Francisco Casaverde), Graco, Vicente Lopes, Wagner Costa, hoje Tazo Costa e Sérgio Pinheiro, entre outros.

NELSON AUGUSTORepórter

0 comentários:

Postar um comentário

somos todos juntos

ManiFesta! Festival das Artes
é uma ocupação artística que acon-tecerá dia 18 de setembro no Theatro José de Alencar, numa virada cultural de 18h as 6h da matina! Vamos ocupar cada espaço do Theatro com nossa arte atemporal multitudo. Sons misturados com corpos dançantes, imagens em ação, muito movimento e línguas soltas no verso da palavra. O evento é coletivo. A força é gerada por cada indivíduo e somada ao todo. É todomundojuntomisturado, em muitas festas!
Ver meu perfil completo

Livro/CD Massafeira

Locais de venda do Livro e CD Massafeira 30 anos :


Fortaleza:


CD Music

contato (85) 32249295


Disco Mania

contato (85) 32214022


Discos Raros
http://musicadoceara.blogspot.com/2009/08/discos-raros-loja-do-carlinhos.html


Desafinado

contato (85) 32243853


Livraria Cultura

www.livrariacultura.com.br


Livraria Lua Nova

contato (85) 3214-5488


Oboé

contato (85) 3264-4570


Livraria Acadêmica

contato ( 85 ) 34334517


Livraria Nobel

Shopping Aldeota

contato ( 85 ) 34580404


Livraria Nobel

Shopping Via Sul

www.livrarianobel.com.br

contato (85) 32781314


Livraria Arte & Ciência

www.laec.com.br/loja

contato (85) 32145223


Editora Vozes

contato (85) 3221-4238


Bom Tom

contato (85)


Rio de Janeiro :


Modern Sound

http://www.modernsound.com.br/default2.asp



Salvador, Bahia



Perola Negra CD´s Raros e Livros

www.perolanegracd.com.br

contato (71) 3336 6997

Inscreva-se!

baixe
>> aqui <<

a sua ficha!

dúvida ou idéia
escreva para:
manifestafestival@gmail.com

Siga @ManiFesta_CE

Tecnologia do Blogger.

Amigos

Minha lista de blogs

Visitas