Aqui chegamos

Chegamos aqui

Aqui estamos

Estamos aí

Já que chegamos

E estamos aqui

Chega chegando junto se aproxegue todo mundo agora tudo junto misturado mostra a cara o corpo a voz abre o peito e a gaveta que apesar dos pesares e apesar dos perigos cá estamos vivos nós ao vivo nós aos vivos aqui vivemos somos somente sementes somadas somamos cada passo pessoa desta dança andança mudança nesse mundo mundano mudamos passo a passo todo o tempo o tempo todo dia a dia seguimos não segmentamos unimos e dispersamos fazendo história de estórias multifestejando fazendo festas manifestamos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

“Massafeira 30 Anos´” lota TJA


Remanescentes da Massafeira voltaram ao Theatro José de Alencar : emoção em 12 horas de programação ( Foto: Thiago Gaspar ) 

Uma grande "virada cultural", das 18h de sábado às 6h de domingo, movimentou a casa de espetáculos


"Clareia, manhã, clareia / Abre os teus dedos, manhã / E deixa essa casa cheia / Do teu cheiro de romã". Com casa cheia ao longo de 12 horas de shows, cortejos, exposições, performances de dança, teatro e poesia, uma grande "virada cultural" marcou a celebração dos 30 anos do disco "Massafeira Livre" e o lançamento de sua reedição em CD, acompanhada de livro. Como nos versos de "Aurora", composição de Ednardo e Belchior presente no disco, o Theatro José de Alencar permaneceu lotado, madrugada adentro, para um encontro entre o público e artistas cearenses de várias gerações. Ao longo da semana passada, o Diário do Nordeste publicou uma série especial de matérias sobre o tema.

Como destaque da noite, compositores e intérpretes remanescentes da Massafeira, realizada em 1979 no mesmo TJA dando origem ao LP lançado no ano seguinte, subiram ao palco para apresentar as canções do disco. Emoção compartilhada com a plateia, atenta a melodias que atravessaram três décadas.

Se muita gente não conhecia as músicas a ponto de cantar junto (o próprio Ednardo, idealizador do novo evento, se desculpou por ler as letras de algumas canções), foram unânimes os aplausos diante de um reencontro de tantas simbologias. Enquanto muitos espectadores que participaram da edição original da Massafeira vibraram com a chance ver artistas como Régis e Rogério Soares, Calé Alencar e Chico Pio se revezando no palco, outros não escondiam a surpresa diante do primeiro contato com as interpretações marcantes de Lúcio Ricardo e Rodger Rogério. Ao final do show, todos se reuniram para entoar, agora sim em companhia da plateia, "Enquanto engoma a calça". "Porque cantar parece com não morrer...".

Encerrado pouco depois das 23h, o show marcava apenas o início da maratona artística nos vários espaços do TJA: do teatro Boca Rica ao Morro do Ouro, da calçada aos jardins. A aproximação veteranos e jovens representantes da música cearense foi exemplificado pela presença de grupos como o Breculê e os Renegados, além dos compositores integrantes do movimento Bora! - Ceará Autoral Criativo, entre diversos nomes de outras linguagens. O público se manteve numeroso ao longo da madrugada, confirmando a demanda por uma "virada cultural" em Fortaleza. Segundo a produção, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo TJA, aplaudindo aproximadamente 350 artistas. Em uma noite memorável.

DALWTON MOURA (EDITOR DO CADERNO 3)

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

somos todos juntos

ManiFesta! Festival das Artes
é uma ocupação artística que acon-tecerá dia 18 de setembro no Theatro José de Alencar, numa virada cultural de 18h as 6h da matina! Vamos ocupar cada espaço do Theatro com nossa arte atemporal multitudo. Sons misturados com corpos dançantes, imagens em ação, muito movimento e línguas soltas no verso da palavra. O evento é coletivo. A força é gerada por cada indivíduo e somada ao todo. É todomundojuntomisturado, em muitas festas!
Ver meu perfil completo

Livro/CD Massafeira

Locais de venda do Livro e CD Massafeira 30 anos :


Fortaleza:


CD Music

contato (85) 32249295


Disco Mania

contato (85) 32214022


Discos Raros
http://musicadoceara.blogspot.com/2009/08/discos-raros-loja-do-carlinhos.html


Desafinado

contato (85) 32243853


Livraria Cultura

www.livrariacultura.com.br


Livraria Lua Nova

contato (85) 3214-5488


Oboé

contato (85) 3264-4570


Livraria Acadêmica

contato ( 85 ) 34334517


Livraria Nobel

Shopping Aldeota

contato ( 85 ) 34580404


Livraria Nobel

Shopping Via Sul

www.livrarianobel.com.br

contato (85) 32781314


Livraria Arte & Ciência

www.laec.com.br/loja

contato (85) 32145223


Editora Vozes

contato (85) 3221-4238


Bom Tom

contato (85)


Rio de Janeiro :


Modern Sound

http://www.modernsound.com.br/default2.asp



Salvador, Bahia



Perola Negra CD´s Raros e Livros

www.perolanegracd.com.br

contato (71) 3336 6997

Inscreva-se!

baixe
>> aqui <<

a sua ficha!

dúvida ou idéia
escreva para:
manifestafestival@gmail.com

Siga @ManiFesta_CE

Tecnologia do Blogger.

Amigos

Minha lista de blogs

Visitas