Aqui chegamos

Chegamos aqui

Aqui estamos

Estamos aí

Já que chegamos

E estamos aqui

Chega chegando junto se aproxegue todo mundo agora tudo junto misturado mostra a cara o corpo a voz abre o peito e a gaveta que apesar dos pesares e apesar dos perigos cá estamos vivos nós ao vivo nós aos vivos aqui vivemos somos somente sementes somadas somamos cada passo pessoa desta dança andança mudança nesse mundo mundano mudamos passo a passo todo o tempo o tempo todo dia a dia seguimos não segmentamos unimos e dispersamos fazendo história de estórias multifestejando fazendo festas manifestamos

sábado, 18 de setembro de 2010

Matéria - O Povo


Festival

Unindo pontas do tempo

Numa maratona de 12 horas, o ManiFesta! leva 300 artistas amanhã ao Theatro José de Alencar, envolvendo protagonistas do festival Massafeira Livre, de 1979, e artistas que surgiram desde então - incluindo os bem novos
Júlia Lopes - 17/09/2010 02:00 
 
http://imgs.opovo.com.br/app/noticia_127302596877/2010/09/17/2042899/20100916210305450913a.jpg

Sem horário ou nenhum tipo de escalada, 300 artistas se apresentam no (quem sabe, primeiro) ManiFesta! Festival das Artes: imagine que a única forma de sabê-los seja a ordem alfabética. Não importando idade, credo ou linguagem, esses artistas estarão amanhã por todos os espaços do Theatro José de Alencar. E você, que estiver curioso, disponível para presenciar tal feito, em passando pelo TJA, a partir das 18 horas, não vai saber quem vai encontrar no palco interno, ou no foyer, no teatrinho Morro do Ouro e etc.. Se vai ter diante de si um espetáculo de dança, ou de teatro, ou a mistura dos dois, ou música, artes visuais, talvez até seu rosto num filme coletivo feito no momento.

O ManiFesta! começou com a proposta do lançamento do disco duplo Massafeira, remasterizado, e do livro Massafeira 30 Anos - Som Imagem Movimento Gente, organizado pelo cantor e compositor Ednardo, figura central do festival de 1979, e escrito a várias mãos, como foi o evento há 31 anos, no mesmo TJA. Júlia Limaverde (filha de Ednardo), Daniel Medina e alguns amigos amadureceram a ideia por um ano, e três meses atrás começaram a ampliar a proposta chamando gente e mais gente pra participar. (Os lançamentos, aliás, continuam de pé – e são os únicos que tem hora marcada para acontecer: das 18h às 00h). “Ele nasceu porque a gente se perguntava sobre essa fratura que tem em Fortaleza, da periferia não encontrar o Centro”, conta Daniel, também músico, também uma das atrações.

Depois de uma convocação inicial de alguns músicos específicos, de um trabalho já consistente, uma outra foi feita para quem quisesse participar. “Muito do que a gente conversou tem a ver com um momento político – não dá para dissociar alegria da política. É um momento de expansão, que a gente percebeu e conseguiu catalisar. Não é ideia nossa. É o estopim de algo muito maior”, continua Daniel. Estopim de algo que, acredita Ednardo, foi semeado no Massafeira Livre – como noticiou O POVO de 16 de março de 1979, o evento era “oportunidade de reunir de uma só vez, artistas de renome nacional e artistas iniciantes, movimento que sem dúvida vicejará bons frutos para a arte cearense, enriquecida a cada dia que passa com o aparecimento de novos nomes”.

O cantor Vitoriano, que acabou se envolvendo com o projeto “mais do que o previsto”, viu uma nesga de resistência se avizinhar no início dos encontros, por parte de artistas mais antigos. “Aqueles que são mais tradicionais ou tem um certo tempo de trabalho, chegaram desconfiados da proposta de todo mundo nos três palcos, e convivendo com outras artes”. A sensação se dissipou. “Muita gente chegou, participou e contribuiu de forma contundente – principalmente o pessoal da música”. Ele detalha ainda que, mesmo com 300 nomes na lista, muita gente ficou de fora. E que será organizada uma jam session para aqueles que não estão na programação formal, facilitando as intervenções espontâneas.

“Se a Massafeira incluiu cinema, teatro, música, poesia, literatura, tantas coisas assim, ela repassa de uma forma atualizada pro Manifesta. A gente entende que essa nova galera pode e deve beber dentro dessa coisa da Massafeira, dela servir como parâmetro”, acredita Ednardo. Com cerca de 50 pessoas em cada dessas reuniões nos últimos três meses, a troca foi intensa. O músico espera que ela seja ainda maior na maratona que está por vir. “Existe um aprendizado mútuo. Cada pessoa de um lado, do outro, os mais novos, os mais ou menos, os mais antigos, vão ter condições de aprenderem um com os outros”, vaticina.

EMAIS

HOMENAGENS
Nesses mais de 30 anos de história, o Massafeira Livre foi mote para diferentes pautas e reportagens especiais no O POVO. A cena musical cearense que brotou daquela programação, bem como seus principais realizadores, tiveram aqui a oportunidade de discutir e avaliar os rumos criativos e políticos de suas carreiras. 

SERVIÇO

MANIFESTA! - Festival das Artes e lançamento livro e CD Massafeira 30 Anos - Som Imagem Movimento Gente. Neste sábado, a partir das 18h até as 6h, no Theatro José de Alencar. Entrada gratuita. Outras informações: 3101 2583

0 comentários:

Postar um comentário

somos todos juntos

ManiFesta! Festival das Artes
é uma ocupação artística que acon-tecerá dia 18 de setembro no Theatro José de Alencar, numa virada cultural de 18h as 6h da matina! Vamos ocupar cada espaço do Theatro com nossa arte atemporal multitudo. Sons misturados com corpos dançantes, imagens em ação, muito movimento e línguas soltas no verso da palavra. O evento é coletivo. A força é gerada por cada indivíduo e somada ao todo. É todomundojuntomisturado, em muitas festas!
Ver meu perfil completo

Livro/CD Massafeira

Locais de venda do Livro e CD Massafeira 30 anos :


Fortaleza:


CD Music

contato (85) 32249295


Disco Mania

contato (85) 32214022


Discos Raros
http://musicadoceara.blogspot.com/2009/08/discos-raros-loja-do-carlinhos.html


Desafinado

contato (85) 32243853


Livraria Cultura

www.livrariacultura.com.br


Livraria Lua Nova

contato (85) 3214-5488


Oboé

contato (85) 3264-4570


Livraria Acadêmica

contato ( 85 ) 34334517


Livraria Nobel

Shopping Aldeota

contato ( 85 ) 34580404


Livraria Nobel

Shopping Via Sul

www.livrarianobel.com.br

contato (85) 32781314


Livraria Arte & Ciência

www.laec.com.br/loja

contato (85) 32145223


Editora Vozes

contato (85) 3221-4238


Bom Tom

contato (85)


Rio de Janeiro :


Modern Sound

http://www.modernsound.com.br/default2.asp



Salvador, Bahia



Perola Negra CD´s Raros e Livros

www.perolanegracd.com.br

contato (71) 3336 6997

Inscreva-se!

baixe
>> aqui <<

a sua ficha!

dúvida ou idéia
escreva para:
manifestafestival@gmail.com

Siga @ManiFesta_CE

Tecnologia do Blogger.

Amigos

Minha lista de blogs

Visitas