Aqui chegamos

Chegamos aqui

Aqui estamos

Estamos aí

Já que chegamos

E estamos aqui

Chega chegando junto se aproxegue todo mundo agora tudo junto misturado mostra a cara o corpo a voz abre o peito e a gaveta que apesar dos pesares e apesar dos perigos cá estamos vivos nós ao vivo nós aos vivos aqui vivemos somos somente sementes somadas somamos cada passo pessoa desta dança andança mudança nesse mundo mundano mudamos passo a passo todo o tempo o tempo todo dia a dia seguimos não segmentamos unimos e dispersamos fazendo história de estórias multifestejando fazendo festas manifestamos

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

imagem realizada pelo público

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Páginas de uma história musical


A caravana cearense no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, quando das gravações do disco duplo, em 1979 FOTOS: ACERVO GENTIL BARREIRA







Lúcio Ricardo, Teti, Rodger Rogério e Luiz Miguel Caldas, na CBS: a música cearense nos estúdios de uma multinacional




Publicado após dois anos de pesquisas, o livro "Massafeira Livre - 30 Anos", que será lançado amanhã no Theatro José de Alencar, registra em textos e fotos inéditas o grande encontro da música cearense.
Gestado num período de dois anos, o livro "Massafeira Livre - 30 Anos - Som Imagem Movimento Gente" terá seu lançamento marcado por 12 horas de atividades culturais no Theatro José de Alencar, a partir das 18h de amanhã. O cantor e compositor Ednardo, responsável pela coordenação do projeto, fez uma triagem e escolha, consulta e seleção de textos, fotografias, cartazes e ilustrações. Somente das fotos, foram mais de 500 negativos, além de captura de imagens dos filmes do Massafeira, em 1979, e do show de lançamento do disco, em 1980, em restauração de registros feitos em super 8 por Rosemberg Cariry.

"Foi uma verdadeira pesquisa de garimpagem. A escolha foi muito criteriosa, tanto de grafismos quanto de textos. Além de artistas que participaram da Massafeira, há contribuições de outras pessoas que não estiveram ligadas diretamente ao movimento, como o professor e escritor Gilmar de Carvalho; Ruy Vasconcelos, que é cineasta e compositor, e um da geração mais nova, o professor Michel Platini, que fez uma celebração da Massafeira na UECE", contabiliza.

Ainda no campo acadêmico, Ednardo também selecionou um trabalho científico exclusivamente focado no movimento: a monografia universitária "O Pessoal do Ceará e a Massafeira", da então estudante Vanderly Campos de Oliveira, do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia da UFC, defendida em 2000, sob a orientação de Gilmar de Carvalho.

O livro está ilustrado com desenhos gráficos de Brandão, Fausto Nilo e Ednardo. Também traz reverberações do movimento na mídia local e nacional. "Apesar de o espaço da imprensa local na época do acontecimento ter sido quase nulo, ao longo do tempo as pessoas foram valorizando o movimento", destaca. "Incluímos também no livro matérias de jornais e textos das comemorações dos 20 e 30 anos da Massafeira, este último no ano passado, no show na Praça do Ferreira ".

Canto de liberdade

Remanescente do Pessoal do Ceará e da Massafeira, Rodger Rogério, que também subirá ao palco na festa de amanhã no TJA, lembra com afetividade alguns momentos. "Quando, através da Tânia Araújo, fiquei sabendo da Massafeira, participei de algumas reuniões, mas não imaginava no que o evento se tornaria. A música, a alegria de um canto de liberdade explodia em pleno palco do Theatro José de Alencar", recorda Rodger. "Já no Rio de Janeiro, na gravação do disco, ficava a maior parte do tempo no estúdio da CBS. Lembro de dezenas de músicos, instrumentistas, cantores e compositores que pela primeira vez entravam em um estúdio de gravação. Tudo era carregado de muita emoção. Não tive muito tempo para curtir, não participei da boemia, mas foi tudo muito bom para mim".

No disco duplo "Massafeira", Rodger Rogério fez a coordenação musical, ao lado de Stélio Valle e Petrúcio Maia. "Trabalhar com gravação é uma das atividades mais prazerosas para mim, de forma que foi um bom presente que recebi. Petrúcio e o Stélio completavam as tarefas", conta Rodger, destacando especialmente a música "Último Raio de Sol", de sua autoria, que ainda não tinha letra e foi solada em vocalise por Teti e Ednardo. Mais tarde, a melodia ganharia letra de Fausto Nilo.

Rodger lamenta que o lançamento do álbum duplo, em 1980, não tenha tido repercussão à altura do evento. "Problemas internos na fábrica da CBS impediram um lançamento que tão importante registro mereceria. Mas, pelo que representou para os jovens da cidade naquele momento e pela repercussão alcançada em outras capitais, com o passar do tempo, a Massafeira foi se revestindo de importância histórica.

"Outra participante da Massafeira e dos eventos que a ela se seguiram é a cantora Teti, que ressalta a presença dos jovens músicos de Fortaleza. "A juventude daquele tempo se uniu conosco do Pessoal do Ceará para também mostrar suas composições. Foi o pontapé inicial em todas as áreas da arte que divulgou nossa rica música para o Brasil inteiro até hoje. O disco não vingou muito por conta da burocracia da gravadora, mas alavancou a carreira de todos".

TEXTOS A Massafeira Livre em múltiplos olhares

O livro "Massafeira Livre - 30 Anos" reúne textos de 17 autores. Entre eles, os organizadores do evento original, Ednardo e Augusto Pontes, e os compositores Brandão, Fausto Nilo, Mona Gadelha, Calé Alencar, Rodger Rogério, Graco Sílvio Braz e Ruy Vasconcelos. Mas há contribuições de outros nomes da cultura cearense, como os professores e pesquisadores Gilmar de Carvalho e Pedro Rogério (filho de Rodger) e o cineasta Rosemberg Cariry.

Em seu texto, Gilmar de Carvalho destaca aspectos estéticos e contextuais do grande encontro de artistas cearenses em 1979, ressaltando o intercâmbio entre músicos já então nacionalmente consagrados e nomes que despontavam em começo de carreira, no cenário local. "A Massafeira pode ser pensada como uma epifania na linguagem da composição popular cearense. Foi um instante de luz, uma centelha de iluminação mostrando um possível diálogo entre famosos e novíssimos, entre os estabelecidos e os que sonhavam em emplacar um sucesso ou deixar sua marca (...)O fato de a Massafeira ter sido proposta por Ednardo e Augusto Pontes mostra que eles queriam evitar esse desgaste e conseguiram, até certo ponto, atingir esse intento. A grande importância da Massafeira vem de seu caráter coletivo e plural. (...) A diversidade das propostas e a embricação dos cantos levam a um momento único. O que os une é a necessidade de cantar como interferência estética e política".

MEMÓRIA

"Não imaginava o que o evento se tornaria. Tudo era carregado de muita emoção"

RODGER ROGÉRIO
Cantor e compositor

"A juventude daquele tempo se uniu conosco para mostrar suas composições"

TETI Cantora

NELSON AUGUSTO Repórter

“Massafeira 30 Anos´” lota TJA


Remanescentes da Massafeira voltaram ao Theatro José de Alencar : emoção em 12 horas de programação ( Foto: Thiago Gaspar ) 

Uma grande "virada cultural", das 18h de sábado às 6h de domingo, movimentou a casa de espetáculos


"Clareia, manhã, clareia / Abre os teus dedos, manhã / E deixa essa casa cheia / Do teu cheiro de romã". Com casa cheia ao longo de 12 horas de shows, cortejos, exposições, performances de dança, teatro e poesia, uma grande "virada cultural" marcou a celebração dos 30 anos do disco "Massafeira Livre" e o lançamento de sua reedição em CD, acompanhada de livro. Como nos versos de "Aurora", composição de Ednardo e Belchior presente no disco, o Theatro José de Alencar permaneceu lotado, madrugada adentro, para um encontro entre o público e artistas cearenses de várias gerações. Ao longo da semana passada, o Diário do Nordeste publicou uma série especial de matérias sobre o tema.

Como destaque da noite, compositores e intérpretes remanescentes da Massafeira, realizada em 1979 no mesmo TJA dando origem ao LP lançado no ano seguinte, subiram ao palco para apresentar as canções do disco. Emoção compartilhada com a plateia, atenta a melodias que atravessaram três décadas.

Se muita gente não conhecia as músicas a ponto de cantar junto (o próprio Ednardo, idealizador do novo evento, se desculpou por ler as letras de algumas canções), foram unânimes os aplausos diante de um reencontro de tantas simbologias. Enquanto muitos espectadores que participaram da edição original da Massafeira vibraram com a chance ver artistas como Régis e Rogério Soares, Calé Alencar e Chico Pio se revezando no palco, outros não escondiam a surpresa diante do primeiro contato com as interpretações marcantes de Lúcio Ricardo e Rodger Rogério. Ao final do show, todos se reuniram para entoar, agora sim em companhia da plateia, "Enquanto engoma a calça". "Porque cantar parece com não morrer...".

Encerrado pouco depois das 23h, o show marcava apenas o início da maratona artística nos vários espaços do TJA: do teatro Boca Rica ao Morro do Ouro, da calçada aos jardins. A aproximação veteranos e jovens representantes da música cearense foi exemplificado pela presença de grupos como o Breculê e os Renegados, além dos compositores integrantes do movimento Bora! - Ceará Autoral Criativo, entre diversos nomes de outras linguagens. O público se manteve numeroso ao longo da madrugada, confirmando a demanda por uma "virada cultural" em Fortaleza. Segundo a produção, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo TJA, aplaudindo aproximadamente 350 artistas. Em uma noite memorável.

DALWTON MOURA (EDITOR DO CADERNO 3)

Fonte: Diário do Nordeste
terça-feira, 28 de setembro de 2010

imagens realizadas pelo público

















































































Foto Cynthia Fortuna

imagens realizadas pelo público - artes plásticas




































































































































































































































Foto Rosaline Limaverde
segunda-feira, 27 de setembro de 2010

imagens realizadas pelo público
















































































Foto Rosaline Limaverde
domingo, 26 de setembro de 2010

imagens realizadas pelo público

























































Foto Maira Regina

Imagens realizadas pelo público














































































































































Foto de Isabel Muniz
sexta-feira, 24 de setembro de 2010

imagens realizadas pelo público - banda Sátiros

























Foto Havel Holanda

Encontro pós-ManiFesta!

Salve salve todos os manifestantes que participaram das many festas que surgiram dentro desse grande encontro histórico de 18 de setembro de 2010 no Theatro José de Alencar!

Parabéns a todos os artistas, aos coordenadores, à equipe de produção e de apoio, aos técnicos, e aos nossos sucessores que nos abriram caminhos para ações ousadas como essa. Juntos, fizemos dessa noite um evento inesquecível para a cidade.

No meio de tantas manifestações, público e artistas se misturavam em todos os espaços do TJA, movimentando cultura autêntica e múltipla, surpreendendo a cada instante quem esperava por uma programação linear e previsível.

Mais de 4.500 pessoas circularam pelo teatro que estava de portas abertas naquela noite. Apresentarações em todo o teatro com mais de 350 artistas, atrações simultâneas, palco aberto, muita troca e improvisação. Com tanta vontade e dedicação, com tanta criatividade e empolgação, não tinha como ser diferente: resultado positivo, sucesso absoluto!

Dando sequência ao movimento e interligando os fios dessa teia, vamos nos reunir nesse sábado, a partir das 18hs na Casa de Cultura Livre, sede da ONG Ceará Em Foco para fazermos um balanço do que aconteceu. Depoimentos, impressões, críticas, considerações... tudo é válido para evoluirmos.

Estamos nos organizando na intenção de firmar a permanência do ManiFesta! Festival das Artes no calendário cultural da cidade. Para isso, temos que mostrar pro mundo quem somos e o que fomos capazes de fazer nas condições em que estávamos, sem tempo e sem grana. Se nos concederem alguma estrutura, então, imagina aonde podemos chegar...


Vamo botar essa cidade pra fervilhar!!!


LEVEM TODAS AS IMAGENS CAPTADAS DURANTE O EVENTO!
Estaremos exibindo as imagens brutas que foram filmadas e capturando as que aparecerem por lá, afim de participar do nosso filme coletivo!

Estaremos com o bar aberto para comemorar e descontrair!
Apareçam! Vamos dar continuidade às nossas ações!

Rua Alerta, 47, Benfica
( entre as ruas Domingos Olímpido e Teresa Cristina )
nesse sábado, dia 25 as 18hrs


bjus em tod@s

Julia Limaverde
85 8670 9067
quarta-feira, 22 de setembro de 2010

imagem realizada pelo público

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Imagem realizada pelo público

Imagem realizada pelo público, Ricardo Guilherme

Imagem realizada pelo público

Imagem realizada pelo público

Imagens realizadas pelo público - apresentação na frente do Theatro



















O POETA CARLOS EMILIO

Fotos Arnoldo Queiroz 

Imagem realizada pelo público - instalação entre as raízes no jardim do Theatro



Foto Leudo Jr.

Imagens realizadas pelo público - Cia da Luz




Fotos Leudo Jr.

Imagens realizadas pelo público - todomundojuntomisturado





Fotos Leudo Jr.

Imagem realizada pelo público - Banda Flor de Aurora



Foto Leudo Jr.

Imagem realizada pelo público- Grupo Pindaíba




Foto Leudo Jr.

Fernando Meireles e seus cartões



Foto Leudo Jr.

Imagem realizada pelo público - Palhaço Thururico



Foto Leudo Jr.

FOLDER

somos todos juntos

ManiFesta! Festival das Artes
é uma ocupação artística que acon-tecerá dia 18 de setembro no Theatro José de Alencar, numa virada cultural de 18h as 6h da matina! Vamos ocupar cada espaço do Theatro com nossa arte atemporal multitudo. Sons misturados com corpos dançantes, imagens em ação, muito movimento e línguas soltas no verso da palavra. O evento é coletivo. A força é gerada por cada indivíduo e somada ao todo. É todomundojuntomisturado, em muitas festas!
Ver meu perfil completo

Livro/CD Massafeira

Locais de venda do Livro e CD Massafeira 30 anos :


Fortaleza:


CD Music

contato (85) 32249295


Disco Mania

contato (85) 32214022


Discos Raros
http://musicadoceara.blogspot.com/2009/08/discos-raros-loja-do-carlinhos.html


Desafinado

contato (85) 32243853


Livraria Cultura

www.livrariacultura.com.br


Livraria Lua Nova

contato (85) 3214-5488


Oboé

contato (85) 3264-4570


Livraria Acadêmica

contato ( 85 ) 34334517


Livraria Nobel

Shopping Aldeota

contato ( 85 ) 34580404


Livraria Nobel

Shopping Via Sul

www.livrarianobel.com.br

contato (85) 32781314


Livraria Arte & Ciência

www.laec.com.br/loja

contato (85) 32145223


Editora Vozes

contato (85) 3221-4238


Bom Tom

contato (85)


Rio de Janeiro :


Modern Sound

http://www.modernsound.com.br/default2.asp



Salvador, Bahia



Perola Negra CD´s Raros e Livros

www.perolanegracd.com.br

contato (71) 3336 6997

Inscreva-se!

baixe
>> aqui <<

a sua ficha!

dúvida ou idéia
escreva para:
manifestafestival@gmail.com

Siga @ManiFesta_CE

Tecnologia do Blogger.

Amigos

Minha lista de blogs

Visitas